POSITIVE BRANDS

Humana

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Sector:  Têxteis & Vestuário

Região:  Nacional

ODS associados: 

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Propósito

Proteger o meio-ambiente através da reutilização de têxtil e melhorar as condições de vida das comunidades em vias de desenvolvimento, tanto a nível nacional como internacional, através de programas baseados na solidariedade, na organização ativa das pessoas, com especial atenção às crianças e jovens.

Destaques

A Humana é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil e realiza tanto programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau como de apoio local em Portugal. 

 

Neste sentido, a associação procura obter o máximo aproveitamento do têxtil usado ao recolher através de uma rede de contentores as doações têxteis por parte dos cidadãos, e preparando esse têxtil para a reutilização.  

 

O objetivo é dar uma segunda vida à roupa e favorecer o modelo de economia circular. Através da reutilização a Humana transforma um possível resíduo num recurso. E, é através das lojas secondhand que a Humana promove a reutilização da roupa usada. 

 

Além disso, desenvolve um trabalho complementário de apoio local em Portugal, em municípios parceiros, para apoiar as instituições com os recursos gerados através da recolha de roupa usada em atividades de carácter social, ambiental e humanitário.

Avanços

Atualmente a Humana dispõe de 950 contentores para a recolha de têxtil, distribuídos de Norte a Sul do país, onde se recolhem aproximadamente 3.400 toneladas de roupa usada todos os anos.  

 

Segundo dados da Comissão Europeia sabemos que por cada kilo de roupa que se reutiliza estamos a evitar a emissão de cerca de 3,169 kg de CO2 para a atmosfera. Desta maneira, as 3.400 toneladas de têxtil recolhidas anualmente permitiriam uma poupança de cerca de 10.775 toneladas de CO2 para a atmosfera.  

 

Ademais, durante 2019 a Humana recebeu um total de 464.577 clientes, que adquiriram 1.157.269 peças de roupa e acessórios. Seis em cada dez compradores afirmam que, ao comprar uma peça de vestuário nos estabelecimentos da associação, não precisam de adquiri-la noutro ponto de venda convencional, segundo pesquisa realizada com 900 clientes da Humana.