Princípios

Para enquadrar a sustentabilidade na cultura da sua marca, é importante seguir algumas dicas básicas para iniciar a sua organização nesta jornada. 

Reinventar a visão da marca

 

Esta primeira etapa consiste em integrar a sustentabilidade no centro do posicionamento e na visão da marca, definindo a sua nova identidade em linha com os seus produtos ou serviços, os seus valores e a sua história, mas também com as preocupações socioambientais e as preferências dos consumidores.

 

Para tal, podem utilizar uma abordagem consultiva que inclui a estruturação das fontes de informação e dos processos de análise que vão permitir organizar a reflexão sobre o propósito da marca, de forma a identificar as suas prioridades. Esta técnica de análise procura definir como a marca está alinhada com o seu propósito e determinada a mobilizar os seus recursos, a sua criatividade, as suas equipas, o seu ecossistema ou os seus clientes.

Comunicar com impacto

Uma vez definido o propósito da marca, é elaborado um guião estruturado em torno de três ou quatro compromissos-chave previamente definidos, coerentes com a missão da marca e desenhados para a incorporar diariamente. Estes compromissos podem estar relacionados com a comunicação externa, a cultura interna, o funcionamento da empresa ou o envolvimento social, entre outros.

 

Esta framework integra, assim, as ações já realizadas ou programadas que podem ser sistematizadas ou reforçadas e as novas ações no âmbito do propósito definido.

Envolver a audiência

 

É importante reforçar o propósito da marca através do envolvimento do seu capital humano e dos seus stakeholders, para a fazer progredir ao longo de um processo de transformação para o bem, que coloca a sustentabilidade no centro da sua cultura organizacional.

Neste sentido, podem transformar a sua marca através do seu capital humano, tornando os colaboradores em atores da transformação da empresa, de forma comprometida e enraizada, criando uma cultura organizacional dinâmica e baseada no ecossistema humano.

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