POSITIVE BRANDS

Vintage For A Cause

Vintage for a cause.png

Sector:  Têxteis & Vestuário

Região:  Norte

ODS associados: 

9.gif
10.gif
12.gif

Propósito

Reduzir o desperdício têxtil, capacitando designers, empresas e costureiras para uma transição para a economia circular.

Destaques

A Vintage For A Cause tem como missão reduzir o desperdício têxtil, capacitando designers, empresas e costureiras para uma transição para a economia circular.

A marca produz coleções de upcycling em colaboração com designers, além de promover workshops gratuitos para mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa.

Todos os custos são contabilizados para reduzir a pegada ambiental, somando a quantidade de CO2 emitido, os litros de água usados e os resíduos gerados. De seguida, faz-se o cálculo para perceber se os produtos da Vintage têm menos impacto no planeta em comparação com outras marcas de moda. A marca assume-se como transparente, pelo que partilha toda a informação nas suas páginas de produtos, informando exatamente qual o impacto de cada peça de vestuário no meio ambiente. Desta forma, conseguem criar mais soluções para reduzir o impacto negativo da moda no meio ambiente, e o cliente pode ver o custo real da peça e fazer melhores escolhas.

 

Além disso, a Vintage está determinada a envolver pessoas em situação de exclusão social, principalmente mulheres em isolamento e vulnerabilidade social, capacitando-as e tornando-as parte ativa da marca, como pretexto para uma transformação maior nas suas vidas. Ao reconhecer o potencial dos recursos não utilizados, a Vintage dá a estas pessoas uma nova oportunidade para iniciar um novo ciclo de vida. A ideia passa por transformar as pessoas através das roupas e dar-lhes valor, independentemente da idade ou condição.

Avanços

 

Até ao momento, a Vintage For A Cause conseguiu evitar 1 tonelada de desperdício. Adicionalmente, a marca promoveu a inclusão de 200 mulheres fora vida ativa.